Apresentação

O Grupo de Estudos em Educação Popular e Saúde (GEEPSaúde) é uma iniciativa de acadêmicos da Universidade de São Paulo envolvidos com o Projeto Assunção, que tem como orientador o Professor Dr. José Ricardo C. M. Ayres, professor titular do Departamento de Medicina Preventiva da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo.

Iniciado em 2006, o Projeto Assunção é um projeto de extensão universitária, de caráter transdisciplinar, que busca promoção à saúde, tendo como principal ferramenta de trabalho a Educação Popular. Surge da angústia dos alunos da área da saúde, frente à discrepância entre o modo de cuidar e visão de saúde ensinados na academia e a demanda da população; da necessidade de se pensar e fazer saúde de formas menos mecânica e tecnicamente, mas a partir de uma abordagem ampla e crítica que dialogue com a realidade, aproximando-se dos campos da filosofia, sociologia, antropologia, epidemiologia, educação, entre outros. Teve papel importante nesse processo o contato com experiências desenvolvidas pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB) em práticas e visões de saúde embasadas no conceito de Educação Popular.

Através do trabalho em campo de dois anos e meio do Projeto Assunção, alguns saberes se manifestaram essenciais ao cuidado em saúde sob a perspectiva da saúde coletiva. Outrossim, destaca-se a troca de experiências e saberes ocorrida durante a oficina promovida por este projeto e o Alfa USP – Alfabetização de Jovens e Adultos – na ocasião do Fórum Social Mundial de 2008 na cidade de Belém – PA.

Assim, em maio de 2009, frente à importância de se trazer tais questões à academia propusemos a criação do GEEPSaúde, que se destina ao debate, a consolidação e difusão de conhecimentos relacionados à Educação Popular e Saúde.


ESTRUTURA

O Grupo de Estudos em Educação Popular e Saúde tem como sede de atividades a Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo e ocorre através de reuniões quinzenais, que são estruturadas a partir de rodas de discussão. Cabe coletivamente ao grupo, a organização do espaço, a participação nas reuniões, e a escolha e elaboração de material para estudo.

O GEEPSaúde se destina a todos interessados pela temática de educação popular e saúde (alunos da USP e de outras universidades; professores; profissionais; entidades, e comunidade civil).


METODOLOGIA

Os princípios metodológicos que nortearão o GEEPSaúde são: a constituição de um espaço de discussão e produção de conhecimento aberto a todos; a multi e interdisciplinaridade; a construção coletiva; a auto-gestão; a metodologia dialógica-problematizadora e conscientizadora do educador Paulo Freire; o estímulo e exercício cotidiano da criticidade no cotidiano das práticas em saúde; o permanente diálogo com a necessidade de saúde da população; a afirmação de um conceito amplo de saúde, e também, o compromisso mútuo com a formação dos atores envolvidas.


OBJETIVOS

– Reflexão acerca da contribuição da Educação Popular no campo da Saúde;

– Contribuir na formação profissional em Saúde;

– Experimentar um processo dialógico de aprendizado em saúde fundamentado na emancipação, participação e construção coletiva;

– Debater sobre a produção social da saúde.


PROPOSTAS

BLOG – Espaço virtual para interação do GEEPSaúde com outros grupos.

REVISTA – coletânea de experiências envolvendo Educação Popular e Saúde e sua importância no fortalecimento da Saúde Coletiva.

EXPOSIÇÃO ITINERANTE – estímulo à criação de uma exposição itinerante pelos espaços acadêmicos, permitindo a troca de experiências em Educação Popular e levando aos alunos diferentes formas de se conceber e se trabalhar em saúde.

“FERRAMENTA DA CIDADANIA” – Elaboração de rede virtual de informações e apoio, com o objetivo de facilitar o exercício da cidadania por parte das pessoas que acessarem esta ferramenta.

Deixe um comentário